Tipos de tratamento para varizes
Como o progresso da medicina ao longo das últimas décadas, hoje em dia existem diversos tipos de tratamentos para varizes e o melhor método será indicado pelo seu especialista de Cirurgia Vascular. Mediante um exame físico realizado em consultório e possíveis exames complementares determinará a gravidade do seu caso e qual a melhor tratamento para solucionar o seu problema de varizes.
É importante salientar que quando as varizes não são tratadas, podem causar complicações de saúde.
O tratamento tem como finalidade aliviar os sintomas, caso suas varizes causem dor, ou algum outro tipo de desconforto e evitar as complicações associadas a este tipo de problema.
A doença venosa não tratada pode levar ao desenvolvimento de tromboflebites – formação de coágulos dentro das veias. Estas provocam uma inflamação marcada dos tecidos, associado a dor considerável e dificuldade na atividade diária. Em casos pontuais a tromboflebite pode evoluir para trombose venosa profunda (oclusão das veias profundas), prejudicando uma parte importante da circulação. Outras complicações podem ser, a rutura de varizes superficiais, por traumatismo ou espontaneamente, normalmente associada a hemorragia considerável ou o aparecimento da úlcera venosa.
Tipos de tratamento para varizes
Vejamos abaixo alguns tipos de tratamento para varizes, e que talvez possam ser indicados para o seu caso.
Escleroterapia
A escleroterapia, realizada pelo seu médico vascular, consiste na injeção de uma solução chamada “esclerosante” diretamente nas veias afetadas o que provoca a sua oclusão.
Escleroterapia ecoguiada com espuma
Este tratamento envolve a injeção de uma substância na sua forma em espuma (mistura com ar ou dióxido de carbono). A espuma oclui as veias a serem tratadas e estas são posteriormente absorvidas pelo organismo.
Ablação por laser endovenoso
Este método utiliza a energia do laser para remover e tratar doenças venosas. Neste procedimento o médico insere uma fibra de laser no cateter e, em seguida, move-se diretamente para a área afetada. A energia do laser fecha o vaso sanguíneo por meio do calor.
Tratamento endovenoso a laser
Assim como na ablação por radiofrequência, o tratamento com laser endovenoso envolve a inserção de um cateter na veia e o uso de uma ultrassonografia para orientá-lo até a posição correta. A energia emitida pelo dispositivo trata a veia insuficiente.
Ablação por radiofrequência
Este tratamento é também um tratamento térmico tal como o laser, mas aplicado com outro tipo de dispositivo que utiliza uma temperatura menos elevada. É igualmente eficiente e é o d método preferido por muitos cirurgiões vasculares.
Meias de compressão
As meias de compressão são um método conservador e não invasivo de tratamento, embora na verdade não resolvam realmente o problema, uma vez que as varizes permanecem. Na verdade, são mais uma forma de evitar a progressão da doença e minimizar os sintomas. Muitos pacientes têm dificuldades no seu uso (são difíceis de calçar principalmente em pessoas mais idosas) e são difíceis de tolerar principalmente no verão. Devem ser mudadas quando começam a perder a elasticidade (quando usadas frequentemente são necessários pelo menos 2 pares de meias por ano).
Leia mais sobre: Os benefícios das meias de compressão
Cirurgia
A cirurgia clássica é também uma forma de tratamento embora seja menos moderna e normalmente associada a uma recuperação menos suave. Porém como dissemos anteriormente, somente o especialista em Cirurgia Vascular poderá determinar qual o método de tratamento mais indicado para a sua situação.