fbpx
varix fundo

Radiofrequência – Safenas

Tratamentos
900x 800

A radiofrequência é uma das técnicas para tratamento de varizes na qual as veias safenas (veias principais do sistema de veias superficiais dos membros inferiores) são inativadas por oclusão térmica (por aplicação de calor no interior da veia), ao contrário da cirurgia clássica, na qual estas veias são retiradas. Isto torna este método muito menos invasivo, uma vez que para o tratamento de veias que têm o comprimento dos membros inferiores é efetuada uma pequena punção de cerca de dois milímetros.

Em consequência desse facto, a recuperação e o reinício da atividade normal é quase imediata, dependendo dos casos.

Esta técnica implica um excelente domínio do uso do ecodoppler, uma vez que é efetuada utilizando este aparelho para o adequado posicionamento da fibra de radiofrequência, assim como do equipamento específico de radiofrequência.

A radiofrequência surgiu posteriormente ao laser para tratamento das veias safenas. Inicialmente, tinha a vantagem de estar associada a uma recuperação mais rápida, provavelmente em consequência de a obliteração térmica das safenas ser efetuada a uma temperatura inferior e, por isso, ser mais inócua. Posteriormente, com a evolução do laser, os resultados, que inicialmente eram melhores na radiofrequência, tornaram-se muito semelhantes para as duas técnicas, sendo frequentemente a decisão do cirurgião que está na base da escolha por uma das técnicas.

Com uma pequena punção, que pode ser efetuada com anestesia local, e que geralmente é realizada alguns centímetros abaixo do joelho, na face interna da perna, utilizando a visualização com o ecodoppler, é executado o acesso venoso que permite a introdução da fibra de radiofrequência no interior da veia safena, sendo deslocada até à virilha, local onde a veia safena conflui para a veia femoral (veia mais profunda e importante para a circulação venosa). 

Em seguida, é administrado um tipo específico de anestesia que envolve a veia safena, com uma solução que, além do efeito analgésico local, que dura várias horas após a intervenção, cria também um escudo térmico para os tecidos adjacentes à veia safena.

Radiofrequência tratamentos
Fale connosco!