fbpx
Conduzir depois de cirurgia às varizes

Conduzir depois de cirurgia às varizes

As varizes caracterizam-se pelo aumento do calibre das veias, que é provocado pelo mau funcionamento das suas válvulas, e cuja disfunção contribui ainda mais para o aumento do seu calibre dando um aspeto serpentinoso* (variz provém do latim varix que significa cobra, pelo seu aspeto tortuoso). Qualquer veia do corpo poderá sofrer este tipo de disfunção, porém as veias mais afetadas são as da parte inferior das pernas pela maior pressão exercida pelo peso do corpo.

Em muitos casos, é necessário que seja realizado algum tipo de procedimento cirúrgico com a finalidade de minimizar ou eliminar o problema que acomete o paciente, e que pode ocasionar sintomas incomodativos.

Existem diversos tipos de tratamentos para as varizes, como por exemplo ablação por radiofrequência, escleroterapia ecoguiada com espuma, tratamento endovenoso a laser e outros.

Uma dúvida bastante frequente em relação às diferentes cirurgias, é se poderá conduzir logo após o procedimento.
Geralmente o conselho dado pelos médicos para o pós-operatório dependerá do tipo de tratamento que será realizado.

Tratamento com Laser ou Radiofrequência

Caso tenham sido efetuadas com anestesia local e o paciente se sinta confortável e a excisão de varizes não tenha sido demasiado abrangente não há uma contraindicação relativamente à condução. Um dos objetivos relativamente a este tipo de intervenções minimamente invasivas é o retorno o mais rápido possível à vida normal. No entanto tendo em conta a variedade de situações clínicas assim como os diversos estados evolutivos da doença venosa, por vezes a atividade normal incluindo a condução não pode ser retomada precocemente.

Cirurgias de varizes tradicionais

No caso de cirurgia de varizes tradicionais, é recomendado não conduzir por 48 a 72 h após a anestesia geral e depois disso apenas quando se sentir confortável e com segurança para o fazer de forma a que a dor ou o desconforto não sejam impeditivos da destreza adequada a essa atividade.

Fale connosco!