fbpx
O que é um Bypass Arterial Periférico?

O que é um Bypass Arterial Periférico?

Começamos por esclarecer que a doença arterial periférica é uma redução do calibre ou oclusão das artérias, o que causa fluxo sanguíneo insuficiente para as pernas ou braços. A causa mais comum da doença arterial periférica é a acumulação de placas gordurosas (colesterol) nos vasos sanguíneos, normalmente conhecido como arteriosclerose. A arteriosclerose das artérias das pernas, também está associada a uma maior probabilidade de compromisso das artérias do coração e do cérebro, o que ocasiona no aumento do risco de enfarte do miocárdio ou acidente vascular cerebral.

Cirurgia de Bypass da artéria periférica

O tratamento da doença arterial periférica pode incluir a cirurgia de bypass. A cirurgia de bypass das artérias periféricas é feita para redirecionar o suprimento de sangue ultrapassando a artéria obstruída do membro. Esta cirurgia é necessária quando os depósitos de gordura nas suas artérias bloqueiam o fluxo sanguíneo. Esta condição física ocasiona dor e dificuldade em caminhar.

A cirurgia com frequência resolve os sintomas. O bypass é feito com um tubo especial (enxerto) que direciona o sangue. Em muitos casos pode ser utilizada uma veia da própria pessoa como conduto em vez de utilizar um material sintético.

O que é um Bypass Arterial Periférico?

O bypass periférico transporta sangue de uma artéria funcional para outra mais periférica ultrapassando uma zona de oclusão arterial problemática que fica entre a artéria dadora e a receptora. Durante a cirurgia, um enxerto é suturado na artéria acima e abaixo do bloqueio. Isso cria uma passagem para o fluxo sanguíneo.

Tipos de enxertos

Há uma variedade grande de soluções e de tipo de bypass. Um tipo de bypass muito frequente é o realizado entre a artéria femoral comum (que passa na virilha) e a artéria poplítea (que passa atrás do joelho) utilizado para resolver oclusões da artéria femoral superficial (que percorre toda a coxa).

Fale connosco!