fbpx
Varizes - Precauções com as viagens

Varizes – Precauções com as viagens

Tem uma viagem marcada, mas tem receio que as suas varizes piorem?

As veias varicosas, ou varizes, formam-se quando as válvulas situadas nas veias das pernas enfraquecem e não conseguem levar o sangue de volta ao coração. Esta é uma condição física que afeta muitas pessoas em todo o mundo, homens e mulheres podem apresentar varizes nos mais variados graus de gravidade, independentemente da idade.

Se tem varizes e planeia fazer uma longa viagem, deverá estar atento a alguns pontos importantes que devem ser observados durante viagens de avião, automóvel ou outro meio de transporte. As nossas sugestões podem diminuir o desconforto ocasionado pelas veias varicosas, assim como, o risco de trombose venosa profunda (TVP) (um coágulo sanguíneo que ocorre nas veias profundas da perna).

Ocorrência de trombose venosa profunda (TVP) durante as viagens

Estudos médicos realizados em diversos países, há muito apontam para uma ligação entre trombose venosa profunda (TVP) e viagens de avião prolongadas. A probabilidade de ocorrência de trombose venosa profunda (TVP), após uma viagem de avião, carro, ou comboio de mais de quatro horas, praticamente duplica.

A trombose venosa profunda (TVP), é uma situação bastante indesejável até porque pode provocar embolia pulmonar que é uma situação na qual um coágulo, normalmente situado nos membros inferiores (TVP) se solta e se desloca para os pulmões, levando a uma situação médica com risco de vida.

Existe, inclusivamente, um termo muito utilizado, que é a “Síndrome da classe económica”, utilizado para descrever o desenvolvimento de trombose venosa profunda (TVP), após viagens de longa distância em condições restritas.

Na verdade, o problema é a falta de mobilidade que ocorre, não a classe de transporte. Se a pessoa não se movimentar por muito tempo, o sangue fica mais estagnado nas veias podendo ocorrer a formação de coágulos sanguíneos. Isso é particularmente relevante se a pessoa está em risco de formação de coágulos devido a uma condição médica pré-existente, como veias varicosas, obesidade, cirurgia recente ou está desidratado.

O que fazer para reduzir o risco de trombose venosa profunda (TVP) durante viagens de longa distância

Geralmente viagens até 3 horas não devem ser um problema para as suas varizes. Entretanto, um voo de 12 horas pode ser preocupante, especialmente, se ficar sentado e imóvel.

Vejamos abaixo algumas dicas para ajudar a reduzir seus riscos:

  • Para reduzir o risco de trombose venosa profunda (TVP), pode fazer “mini pausas” levantando-se e caminhando pelos corredores do avião, idealmente a cada 1 hora;
  • Mexer os dedos dos pés e levantar as pernas para cima e para baixo com frequência para manter a circulação em movimento;
  • Tentar massajar os músculos da barriga das pernas com frequência, para aumentar a circulação sanguínea (ou contrair e descontrair estes músculos de forma rítmica como se estivesse a andar);
  • Manter-se bem hidratado;
  • O seu médico especialista em veias pode recomendar meias de compressão (meias elásticas) para usar durante o voo;
  • Utilizar roupas confortáveis e mais largas para promover a circulação do corpo, como um todo, e evitar que o sangue se acumule (as meias elásticas são justas, mas estudadas para promover a circulação).

Se tiver uma condição clínica pré-existente, como:  problemas cardíacos, veias varicosas (varizes), ou se faz algum tipo de tratamento médico contínuo – antes de realizar uma viagem consulte o seu médico especialista. Este deverá dar-lhe todas as orientações de procedimento adequados para manter a sua boa saúde durante a viagem.

Fale connosco!