fbpx
Cirurgia de varizes em regime de consultório

Cirurgia de varizes em regime de consultório

Muitos pacientes que têm de varizes (veias varicosas) procuram tratamentos simplificados ou pequenas cirurgias, porém eficazes e que possam ser realizados no consultório médico sem necessidade de internamento hospitalar.

Atualmente os pacientes têm à disposição uma série de procedimentos minimamente invasivos e com bom nível de eficácia que podem fazer e nos quais a recuperação é rápida. Alguns destes procedimentos podem ser realizados em regime de consultório médico, e com anestesia local.

A primeira linha de tratamento para os sintomas de varizes ou insuficiência venosa pode incluir o uso de meias de compressão ou medicação ou ambas. Entretanto em alguns casos poderá ser necessário a realização de procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos que podem ser realizadas em regime de consultório normalmente numa área de pequena cirurgia.

Nesta categoria de procedimentos incluem-se algumas inovações em tratamentos minimamente invasivos que utilizam energia térmica que é aplicada à parede da veia, fazendo com que ela feche. Essas técnicas, muitas vezes chamadas de ablação por laser endovenoso (EVLA) ou ablação por radiofrequência (RFA), podem ser realizadas com anestesia local e, às vezes, sedação leve. Demais tratamentos podem ser realizados em consultório médico, vejamos abaixo.

Sistema de fechamento VenaSeal ™

O dispositivo médico chamado VenaSeal é um novo tratamento para varizes que consiste na utilização de uma substância que se comporta como uma cola, cujo nome é cianoacrilato, e que provoca uma selagem das veias que se pretende tratar.

Este processo fará com que a veia sofra um processo conhecido como «esclerose» (oclusão e endurecimento), que permitirá que o sangue seja redirecionado para outras veias saudáveis na perna e que a veia previamente doente seja gradualmente absorvida pelo corpo. Este procedimento é muito pouco invasivo.

Escleroterapia

Embora a escleroterapia seja destinada a tratar as veias em aranha, cientificamente chamadas de telangiectasias, a escleroterapia também pode ser usada para tratar varizes de pequeno a médio porte.

Este é um tratamento minimamente invasivo que não requer tempo de recuperação. Não há incisões e não é necessária anestesia, por isso o tratamento é muito conveniente. O procedimento envolve a injeção de uma solução na veia que se pretende tratar.

Ablação por laser endovenoso (EVLA)

A ablação por laser endovenoso (EVLA) é uma alternativa menos invasiva à remoção da veia. O laser é um dispositivo que envia um fino feixe de radiação na forma de luz que produz calor e desta forma é efetuado o tratamento da veia que não funciona adequadamente.

Ablação por radiofrequência (RFA)

A ablação por radiofrequência é também um tratamento minimamente invasivo para as veias varicosas. A utilização desta técnica de Ablação por Radiofrequência, difere ligeiramente do ponto de vista técnico do laser e utiliza temperaturas mais baixas que o laser.

Concluindo, existem atualmente diversas técnicas de cirurgia de varizes que podem ser realizadas em regime de consultório, numa sala de pequena cirurgia. O seu médico irá determinar qual o tratamento adequado para o seu caso clínico, é no entanto, de salientar que em casos de insuficiência venosa (varizes) mais avançados e provavelmente tecnicamente mais trabalhosos a utilização de um bloco operatório poderá ser o mais adequado.

Fale connosco!