fbpx
Como ficam as pernas após cirurgia de varizes

Como ficam as pernas após cirurgia de varizes

As varizes são veias dilatadas e tortuosas que se desenvolvem quando as válvulas nas veias não funcionam adequadamente. O não tratamento das veias varicosas, comumente chamadas de varizes, pode ocasionar problemas de saúde futuros, que incluem tromboflebite (inflamação marcada com endurecimento das veias) ou até mesmo condições de maior risco para o paciente; por isso é de grande importância um acompanhamento médico especializado.

Após a confirmação da existência de insuficiência venosa e avaliado o grau de evolução destas varizes, o médico especialista irá indicar qual o melhor tratamento, o que poderá incluir algum procedimento cirúrgico invasivo, ou um procedimento não invasivo para a eliminação das mesmas.

Atualmente existem muitos tratamentos para as varizes, mas uma das perguntas mais frequentes é: Como ficam as pernas no pós-operatório da cirurgia de varizes?

  • Frequentemente após a remoção dos pensos as pernas estão com equimoses (pisaduras) que demoram cerca de 1 ou 2 semanas a atenuar.

  • Poderão existir pequenos nódulos que deverão desaparecer, no máximo, após 8 a 12 semanas;

  • Geralmente os cortes são milimétricos (cerca 2 mm), tornando-se praticamente impercetíveis passados alguns meses.

  • Por vezes pode ter dores no pós-operatório pelo que frequentemente o seu médico irá prescrever analgésicos com ou sem efeito anti-inflamatório.

Procedimentos nos dias subsequentes para que a recuperação ocorra no período expectado

Após a cirurgia de varizes o paciente deverá adotar alguns procedimentos nos dias subsequentes para que a recuperação ocorra no período expectado.

  • Após a cirurgia geralmente a perna deverá ser envolvida do pé até a parte superior da coxa com uma ligadura ou meia (neste caso com pensos por baixo da meia). O paciente deverá permanecer com este curativo na perna durante uma semana. Nalguns casos estes pensos podem ser simplificados ao fim de 2 ou 3 dias após a cirurgia.

  • Uma semana após a cirurgia, os pensos deverão ser retirados e o paciente poderá tomar banho normalmente. No caso de intervenções muito simples poderão ser utilizados pensos impermeáveis que permitem logo após a intervenção, os cuidados de higiene diários.

  • Após o duche, o paciente deverá recolocar a meia de compressão que foi comprada previamente de acordo com a prescrição de graduação de compressão indicada pelo cirurgião vascular. Sendo que, a orientação mais frequente inicial normalmente é a utilização desta meia durante 1 mês, apenas durante o dia.

  • Idealmente o repouso no pós-operatório de varizes deve ser realizado mantendo as pernas elevadas acima do coração e deverá ser evitado esforços marcados pelo menos na primeira semana. No entanto a marcha moderada é recomendada.

O seu médico especialista deverá dar orientações direcionadas ao seu caso clínico, de forma a obter os melhores resultados possíveis respeitando as necessidades individuais de cada paciente.

Veja também nosso artigo sobre: Pós-operatório Varizes – Como proceder

Fale connosco!