Pós-operatório Varizes – Como proceder
Existem diversos métodos de tratamentos para varizes, dependendo da gravidade da patologia. Tratamentos minimamente invasivos, realizados em ambulatório, como o laser a radiofrequência visto que necessitam de pequenos cortes de 2mm, o pós-operatório é mais rápido e os cuidados são mais simples comparados com a cirurgia convencional.
Os tratamentos mais invasivos, como a cirurgia clássica, na qual por vezes é retirada a veia safena, o pós-operatório pode requerer alguns cuidados adicionais.
Vejamos abaixo algumas breves orientações para o pós-operatório de varizes:
- O repouso no pós-operatório de varizes, se necessário, deve idealmente ser realizado mantendo as pernas elevadas acima do peito.
- A cama também poderá receber um apoio extra na parte inferior de forma que fique mais elevada. Isto diminui a pressão nas veias e permite uma evolução mais rápida.
- É recomendável que o paciente se levante e ande durante algum tempo para que isso favoreça a circulação sanguínea de modo adequado.
- Raramente é recomendado o repouso absoluto após a cirurgia de varizes uma vez que se pretende uma ativação da circulação nas veias profundas, o que ocorre em associação com a marcha.
- Se estiver na primeira semana de pós-operatório provavelmente vai-lhe ser recomendado que os cuidados de higiene sejam apenas parciais para não molhar os pensos. Nalguns casos mais simples podem ter sido utilizados pensos impermeáveis e nesse caso pode ser possível um banho mais completo.
- Normalmente não se recomenda a condução de veículos nos 2 ou 3 dias após a cirurgia, dependendo no entanto, do tipo de cirurgia efetuada.
- Não se automedique. Apenas tome os remédios prescritos pelo seu médico;
- Evite ficar em pé parado por muito tempo nos primeiros dias após a cirurgia.
Caso tenha alguma dúvida sobre alguma destas recomendações, fale com o seu médico.
Veja também nosso artigo sobre: – Como ficam as pernas após a cirurgia de varizes