Diferenças entre Flebite e Lipodermoesclerose
Quais as principais diferenças entre Flebite e Lipodermoesclerose? A Flebite (ou Tromboflebite) significa uma inflamação de uma veia devido a um trombo (coágulo de sangue). A Lipodermoesclerose refere-se a alterações na pele da parte inferior das pernas. É uma inflamação da camada de gordura sob a pele e da própria pele com espessamento e endurecimento destes tecidos. Com o decorrer dos anos, muitas vezes, este processo provoca escurecimento da pele, normalmente no 1/3 inferior da perna.
Veja-se a seguir as características específicas de cada uma destas doenças.
Lipodermoesclerose
A lipodermoesclerose ocorre geralmente em pessoas com insuficiência venosa em fases muito avançadas e que, neste processo evolutivo da insuficiência venosa (varizes ou veias varicosas), provavelmente até tiveram episódios de tromboflebite (inflamação das veias por formação de coágulos no seu interior), o que faz com que os pacientes confundam estes problemas. Aproximadamente 2/3 das pessoas afetadas são obesas. A lipodermoesclerose é a fase imediatamente anterior ao aparecimento da úlcera venosa, cuja cicatrização é por vezes muito demorada.
Causas da lipordemoesclerose
A lipodermoesclerose é um processo que leva gradualmente à hiperpigmentação (escurecimento) e ao endurecimento da pele. Presume-se que a causa seja devido ao aumento da pressão nas veias das pernas.
Sintomas da lipodermoesclerose
A lipodermoesclerose é geralmente diagnosticada com base na presença de sinais e sintomas característicos:
- Endurecimento e/ou espessamento da pele;
- Mudanças na cor da pele (vermelhidão);
- Dor e inchaço local;
- Pequenas áreas com cicatrizes brancas;
- Ulcerações na pele (nas fases mais avançadas).
Sintomas de tromboflebite
Os seguintes sintomas ou sinais estão frequentemente associados à tromboflebite, embora a tromboflebite não se restrinja às veias das pernas:
- Rubor;
- Calor;
- Edema (inchaço);
- Dor mais ou menos marcada (a dor pode ser mais marcada ao caminhar).
Por vezes, pode apenas existir uma dor mais ou menos localizada, ou seja, sem outros sintomas.