Varizes o que são, sintomas e Tratamentos
As varizes caracterizam-se pelo aumento do calibre das veias o que é provocado pelo mau funcionamento das suas válvulas e cuja disfunção contribui ainda mais para o aumento do seu calibre dando um aspecto serpentiginoso* (variz provém do latim varix que significa cobra- pelo seu aspecto tortuoso) . Qualquer veia do corpo poderá sofrer este tipo de disfunção, porém as veias mais afetadas são as da parte inferior das pernas pela maior pressão exercida pelo peso do corpo.
As varizes podem surgir em diversas faixas etárias, porém é mais comum que se manifeste após os 30 anos, homens e mulheres podem ter varizes, porém as mulheres são muito mais afetadas.
Fatores de risco que podem ocasionar o surgimento das varizes
Género feminino
As mulheres têm maior probabilidade de desenvolver varizes do que os homens, seja devido às alterações hormonais durante a gravidez, à pré-menstruação ou à menopausa. As hormonas femininas tendem a relaxar as fibras musculares que existem nas veias, provocando assim uma disfunção no seu funcionamento que, por sua vez, origina as varizes;
Hereditariedade
Quase sempre existem várias pessoas na mesma família com varizes;
Obesidade
O excesso de peso aumenta as probabilidades do surgimento de varizes, já que o peso aumenta a pressão sobre as veias abdominais o que por sua vez se reflete nos membros inferiores.
Leia mais: Excesso de peso e varizes
Vida sedentária
Falta de exercícios, longos períodos sentados ou em pé podem ocasionar o surgimento das varizes devido a falta de contração dos músculos da barriga da perna que funcionam como mecanismo de impulsão do sangue em direção ao coração .
Idade
O envelhecimento causa desgaste nas válvulas nas veias que ajudam a regular o fluxo sanguíneo. Eventualmente, esse desgaste faz com que as válvulas permitam que um pouco de sangue flua de volta para as veias, em vez de fluir para o coração ocasionando assim o surgimento das varizes.
Leia mais: Como tratar varizes em idosos
Sintomas ocasionados pelas varizes
Algumas pessoas queixam se de sintomas bastante incomodativos e dolorosos ocasionados pela presença das varizes nos membros inferiores como por exemplo:
- Sensação de peso nas pernas, que se vai agravando à medida que o dia decorre ou depois de muito tempo em pé ou sentado;
- Edema (inchaço) dos tornozelos e das pernas;
- Cãibras e mal-estar geral nas pernas (que pode ser descrito de forma muito diversa, dependendo da sensibilidade de cada pessoa);
- Dores (no entanto, as varizes podem não provocar dores mesmo quando são muito evidentes);
- Sensação de calor na planta dos pés;
- Pele seca e descamativa com prurido (comichão) nas pernas;
- Pigmentação da pele;
- Inflamação da pele e endurecimento das varizes (no caso das tromboflebites).
Tratamentos para varizes
Existem inúmeros tipos de tratamentos para as varizes, sendo que o método será determinado pelo médico especialista em Cirurgia Vascular, que, mediante um exame realizado em consultório e a possível solicitação de exames complementares, irá detetar o grau de gravidade das varizes que o paciente apresenta, e, assim, indicará quais os tratamentos mais adequados ao problema.
Para casos mais problemáticos, uma variedade de procedimentos – cirúrgicos e não cirúrgicos – estão disponíveis para resolver ou controlar este problema de saúde.
Dentre os tratamentos mais comuns citamos:
Utilização de Meias de compressão
Uma das abordagens para diminuir os sintomas das varizes é a utilização de meias de compressão. As meias ao comprimirem as pernas de acordo com um determinado padrão, ajudam as veias e os músculos das pernas a movimentar o sangue com mais eficiência.
Escleroterapia
A escleroterapia que envolve o uso de uma agulha fina para injetar um produto farmacológico na veia que se pretende tratar;
Ablação térmica
Terapia de ablação endovenosa que consiste na aplicação de energia térmica no interior da veia de forma a que esta seja excluída. As mais conhecidas destas técnicas são o laser e radiofrequência.
Flebotomia
Neste procedimento, as veias são retiradas por meio de uma série de pequenas perfurações na pele. Normalmente, é efetuado com anestesia local e as cicatrizes são de tamanho bastante diminuto.
Prevenção
Alguns hábitos podem diminuir o risco de surgimento de varizes e/ou minimizar os seus sintomas:
- Fazer exercício físico com regularidade;
- Manter um peso corporal saudável
- Ter uma dieta rica em fibras;
- Evitar a utilização de roupas apertadas que comprimam as pernas.
- Evitar ficar em pé ou sentado por longos períodos.
- Evitar o uso demasiado frequente de saltos altos, que não permitem a adequada alternância entre contração e relaxamento dos músculos gemelares (da barriga da perna), importantes na circulação venosa.
Se sentir as pernas doridas ao fim do dia, eleve suas pernas colocando-as acima do nível do peito de forma a facilitar o retorno venoso. Normalmente esta estratégia provoca um alívio rápido dos sintomas.
*tortuoso , contorcido.