fbpx
Qual a diferença entre cirurgia vascular e endovascular?

Qual a diferença entre cirurgia vascular e endovascular?

A cirurgia vascular e a cirurgia endovascular são ambas modalidades para tratar a doença vascular. A escolha do método de cirurgia a ser realizado irá depender do problema vascular, da condição clínica apresentada pelo paciente e das preferencias e experiência do cirurgião.

Cirurgia Endovascular

A cirurgia endovascular apresenta comumente uma abordagem minimamente invasiva feita apenas com a punção de um ou mais vasos sanguíneos (artéria ou veia). Normalmente é realizada com a utilização de um cateter e frequentemente permite tratar doenças vasculares graves com um risco mais reduzido por ser menos invasiva. Além disso pode tratar vasos de difícil acesso para a abordagem cirúrgica aberta.

Por ter um menor número de infecções e tempo de internamento, assim como uma recuperação mais rápida, tem-se tornado uma modalidade cirúrgica em franca expansão.

No entanto, a cirurgia endovascular nem sempre pode ser realizada em todos os pacientes, dado que isso irá depender do problema cirúrgico e clínico apresentados.

Em que consiste a cirurgia endovascular?

A cirurgia endovascular é efetuada através de uma ou mais punções de vasos por onde podem ser inseridos guias ( fios metálicos ou de outros materiais ) e cateteres que proporcionarão ao cirurgião acesso e colocação de balões e stents, dispositivos de laser ou de radiofrequência ou injeção de fármacos para tratamento.

Cirurgia Vascular convencional (intervenção vascular aberta)

A intervenção vascular convencional (aberta) é normalmente mais invasiva e envolve incisões. É utilizada para corrigir vasos (artérias ou veias) que reduziram muito o seu calibre (em relação com a arteriosclerose), ocluíram ou dilataram excessivamente (aneurismas) ou são de alguma forma disfuncionais ( por exemplo as veias dilatadas).

Fale connosco!