fbpx
Quais os tipos de varizes existem? (varizes, veias reticulares, derrames ou telangiectasias).

Quais os tipos de varizes existem? (varizes, veias reticulares, derrames ou telangiectasias)

Existem vários tipos de varizes, no entanto é necessário entender o funcionamento do nosso sistema sanguíneo.

As veias são vasos sanguíneos que transportam o sangue para o coração, enquanto as artérias transportam o sangue do coração para as restantes partes do corpo, completando o sistema circulatório. As veias nos membros podem ser categorizadas como veias superficiais e veias profundas.


A estrutura venosa do membro inferior pode ser imaginada como semelhante a uma árvore invertida, com sangue originando-se dos capilares venosos superficiais e movendo-se para cima e para dentro e através de veias cada vez maiores no seu caminho em direção ao coração. Essa tarefa é realizada por dois sistemas de veias que funcionam paralelamente. Um é o sistema de veias profundas que está ao nível do plano muscular dos membros superiores e inferiores e o outro é o sistema de veias superficiais que corre na camada de gordura entre os compartimentos musculares e a pele. Do ponto de vista de aporte de sangue, o sistema venoso profundo é bastante mais relevante do que o sistema venoso superficial.

Veias superficiais nas pernas

As principais veias superficiais nas pernas são a veia grande safena e veia pequena safena, e as suas tributárias (veias que drenam para estas), que estão na gordura subcutânea. Normalmente, não são visíveis, exceto em pessoas muito magras. Quando não funcionam corretamente, são a principal causa de aparecimento das varizes.

Varizes reticulares

As veias reticulares são pequenas veias dilatadas azuis ou verdes que têm aproximadamente um a dois milímetros de diâmetro e que são mais frequentes nas pernas. As veias reticulares espalham-se como uma rede e, normalmente, cobrem uma área mais ampla da pele, e não são necessariamente salientes, mas geralmente são percecionadas pela maioria das pessoas como sendo inestéticas e, por isso, por vezes, são erroneamente consideradas pelas pessoas como um tipo de varizes de menores dimensões. Se estiverem salientes, podem ser ainda mais desagradáveis à vista. 

Derrames ou telangiectasias

Os derrames são frequentemente denominados «aranhas vasculares» pela sua semelhança com essas estruturas, cientificamente chamadas «telangiectasias», e, embora possam ser variáveis em termos de diâmetro, são geralmente muito finas. Podem estar bastante espalhadas nos membros inferiores, sendo muito mais frequentes no sexo feminino, não são dolorosas ou prejudiciais na quase totalidade das situações, mas muitas vezes são consideradas pouco estéticas, sendo esse o principal motivo pelo qual as pessoas procuram tratamento. Podem ter alguma variedade de cores ou tonalidades. O seu tratamento não é complicado porque, embora colocadas neste grupo por uma questão de sistematização, não são efetivamente um tipo de varizes por não terem dimensões para isso, no entanto, à semelhança de outros tratamentos venosos, implica alguma manutenção.

Fale connosco!