Quais os principais exames em cirurgia vascular?
Existem diversos exames vasculares, contudo, apenas serão aqui referidos os principais exames em Cirurgia Vascular. O que acontece quando o paciente precisa de realizar esses exames? São invasivos? Vão provocar dor? A seguir, indica-se os testes vasculares mais comummente prescritos.
Tomografia Axial Computorizada e Angioressonância Magnética ou Angiotomografia
São dois exames não invasivos, avançados do ponto de vista de imagem e que permitem uma visualização adequada das estruturas vasculares (artérias e veias). A angioressonância magnética (ARM), ao contrário da TAC, não emite qualquer radiação, sendo nesse aspeto melhor. No entanto, a ARM, porque utiliza ímanes potentes, não pode ser efetuada em pacientes com alguns tipos de dispositivos metálicos ou pacemakers.
Ambos fornecem informações detalhadas sobre os vasos e as suas relações anatómicas com outros órgãos. Estes testes usam técnicas modernas de processamento de imagem computadorizado, que permitem ao cirurgião vascular visualizar as estruturas de forma tridimensional e com medição precisa das dimensões. São especialmente úteis na avaliação dos aneurismas (dilatações patológicas das artérias) e no planeamento do seu tratamento.
Ecodoppler
Também chamado «Doppler», «Exame Duplex» ou «Ultrassom», é um exame que permite a avaliação do fluxo sanguíneo nas artérias e veias utilizando ultrassons e, por isso, é totalmente não invasivo. Na verdade, é semelhante à ecografia, no entanto, é bastante mais evoluído porque permite uma avaliação da velocidade e qualidade do fluxo de sangue nos vasos.
Este exame tem vindo a melhorar em termos de qualidade de imagem e a tornar-se mais acessível, estando muitas vezes disponível no consultório. Pelas suas características de facilidade de execução e não invasibilidade (não provoca danos e não é invasivo), é muitas vezes usado no seguimento de algumas patologias e na execução de várias técnicas vasculares. É importante no seguimento da doença carotídea (as carótidas são artérias que se situam no pescoço e que irrigam o cérebro), na doença venosa (varizes) e nas suspeitas de trombose venosa (oclusão das veias por coágulos).
Índice tornozelo-braquial
O índice tornozelo-braquial é um teste não invasivo que usa braçadeira infláveis para avaliar a circulação (fluxo sanguíneo) e medir a pressão sanguínea nas artérias em vários locais na coxa, na perna, nos pés e nos dedos dos pés. Feito em ambulatório, normalmente num laboratório vascular ou consultório, é não invasivo e não demorado e, além disso, fornece muita informação.
Angiografia ou Angiograma
A angiografia é um procedimento que utiliza raios-x e que pode ser de diagnóstico, mas também terapêutico. É considerado o exame-padrão para avaliação das alterações no sistema arterial. Consiste na injeção de um produto de contraste diretamente numa artéria, o que permite ver com detalhe os contornos e as irregularidades do seu interior. É invasivo e não ausente de risco, mas, desta forma, o cirurgião vascular obtém muita informação sobre as alterações existentes e pode planear a forma adequada de tratamento.