Quais as complicações que podem ocorrer por não tratar as varizes
As varizes (veias varicosas) não são apenas uma preocupação estética, mas sim também um problema circulatório funcional. É verdade que as complicações graves são pouco frequentes embora possam ocorrer.
As veias varicosas desenvolvem-se quando as válvulas responsáveis pelo movimento do sangue através das veias e em direção ao coração ficam danificadas e disfuncionais. Isso faz com que o sangue se acumule dentro das veias.
O objetivo do tratamento das varizes é ajudar a aliviar os sintomas, reduzir o risco de complicações futuras e melhorar a aparência da(s) área(s) afetada(s). O primeiro passo a tomar será consultar-se com um médico especialista vascular, que irá realizar exames diversos para avaliar a condição clínica do paciente. Posterior a esta avaliação clínica, o médico irá sugerir qual o tipo de tratamento adequado ao paciente.
Existem diversos tipos de tratamentos, invasivos e não invasivos, que certamente irão adequar-se ao seu problema clínico.
Razões para procurar um médico especialista em Cirurgia Vascular
- Dor marcada ao fim do dia, assim como edema (inchaço) nas pernas;
- Varizes endurecidas, quentes e dolorosas (provavelmente sinal de tromboflebite);
- Pele muito fina e sensível nas áreas em que as varizes são mais evidentes;
- Pele ao redor das varizes seca, descamativa e/ou inflamada;
- Feridas (úlceras) na perna com cicatrização lenta.
Complicações que podem ocorrer quando o tratamento das varizes é negligenciado
Ignorar alguns desses sintomas pode levar a problemas mais graves, com dor mais marcada, coágulos sanguíneos (flebite), coágulo venoso profundo (trombose venosa profunda), úlceras de pele e outras condições de saúde indesejáveis.