fbpx
Problemas que afetam a beleza das pernas femininas

Problemas que afetam a estética das pernas femininas

Segundo a Organização Mundial de Saúde, aproximadamente 1/5 da população mundial adulta tem algum grau de insuficiência venosa (varizes e derrames), sendo as mulheres mais afetadas devido a fatores hormonais. As varizes caracterizadas pela dificuldade de retorno do sangue das pernas para o coração, provocado pela disfunção das válvulas que existem no interior das veias, são um fator importante de dano estético. Numa sociedade com padrões estéticos cada vez mais elevados, as varizes e os derrames são um foco importante de preocupação estética feminina. Além da estética, é relatado algum desconforto diário, sendo normalmente descrito como sensação de peso, dores e edema (inchaços) nas pernas ao final do dia, com perda da qualidade de vida.

Fatores que contribuem para o surgimento de varizes

Muitos fatores contribuem para o surgimento das varizes, entre os quais a hereditariedade, os problemas hormonais, a obesidade, a gravidez, as profissões que exigem longos períodos em pé ou sentado, a vida sedentária, entre outros.

Homens e mulheres estão sujeitos ao aparecimento das varizes, e ambos sofrem com os mesmos sintomas, embora normalmente as varizes sejam mais frequentes no sexo feminino.

Outros problemas que afetam a beleza das pernas femininas

Telangiectasia ou derrames

A telangiectasia, também comummente designada por «derrames» ou «vasinhos» nas pernas, ou ainda «aranhas vasculares», são pequenos vasos, alguns pouco maiores do que os capilares, que podem ser vermelhos, azuis ou roxos. Normalmente, são muito finos e ramificados, surgindo na superfície da pele.

As telangiectasias ocorrem com muito maior frequência em mulheres e são normalmente consideradas muito pouco estéticas. Na maior parte dos casos, não são um problema de saúde (embora estejam muito relacionadas com a presença de varizes), mas apenas um desconforto estético para as mulheres que se sentem incomodadas com a sua presença.

Pigmentação das pernas ou dermatite de estase venosa

Outra situação que causa desconforto nas mulheres por afetar a aparência das pernas é a pigmentação. A pigmentação das pernas, também chamada «dermatite de estase venosa», é um problema comum que ocorre em homens e mulheres, porém com maior incidência em mulheres, com idade acima dos 50 anos. Esta situação ocorre como resultado de problemas circulatórios venosos, e esta pigmentação ocorre essencialmente na parte inferior das pernas e dos pés.

Se o sangue não fluir livremente, a pressão aumenta nas veias, causando migração de glóbulos vermelhos para o exterior dos vasos, o que provoca algum grau de inflamação. A pigmentação resulta da presença de ferro nos glóbulos vermelhos, que dá um aspeto acastanhado à pele.

Um cirurgião vascular poderá orientar a prevenção ou o tratamento destas situações.

Leia mais: Cuidados diários com as suas pernas

Tratamentos para varizes

Existem vários tipos de tratamentos para as varizes das pernas, porém, convém salientar a necessidade de prevenir. Para quem já fez ou está a fazer tratamento, é necessário um acompanhamento adequado para evitar o reaparecimento, até porque em muitos casos a hereditariedade está associada a esta patologia. 

Ler mais: Dicas para evitar o aparecimento de varizes

Escleroterapia com espuma

Esta técnica consiste na aplicação de uma substância esclerosante, chamada «polidocanol», sob a forma de espuma, que é obtida pela mistura com ar ou dióxido de carbono. Esta aplicação é efetuada através de uma injeção direta nos vasos a tratar. O número de sessões varia de acordo com a quantidade e as características das varizes que a pessoa apresenta. A escleroterapia é um procedimento simples e é realizado sem que haja a necessidade de internamento ou anestesia.

Leia mais: Escleroterapia

Flebectomia ambulatória

A flebectomia consiste numa intervenção cirúrgica realizada no consultório ou num bloco de pequena cirurgia, com anestesia local, onde o cirurgião vascular irá realizar pequenas incisões (aproximadamente dois milímetros) sobre as varizes e remover estes vasos superficiais. A flebectomia não necessita de repouso.

Outras intervenções para tratamento de varizes

No que diz respeito ao tratamento cirúrgico para varizes, existem muitas técnicas que podem ser utilizadas de acordo com o problema apresentado pelo paciente e o calibre dos vasos a serem tratados. O melhor método será indicado pelo cirurgião vascular, que apresentará ao paciente as opções após avaliar clinicamente as condições gerais do mesmo, nas quais se incluem, além do exame físico realizado em consultório, outros exames específicos que serão solicitados por este profissional especializado.

Fale connosco!