fbpx
Principais perguntas e respostas sobre varizes ou veias varicosas

Principais perguntas e respostas sobre varizes ou veias varicosas

Assim como qualquer outra condição clínica, uma pessoa que apresente varizes tem muitas dúvidas e perguntas para as quais gostaria de obter respostas. Por isso, elaborámos algumas perguntas recorrentes que são feitas pelos nossos pacientes no consultório médico. Esperamos que, desta forma, possamos ajudá-lo(a) a esclarecer algumas questões básicas sobre as varizes.

Quando devo consultar um médico sobre as minhas veias?

As varizes nem sempre são sintomáticas, no entanto, numa fase ainda muito inicial, esta patologia pode ocorrer dessa forma, principalmente se estiver associada a atividades nas quais a pessoa está muito tempo de pé. Esta desproporção entre sintomas e doença venosa criam alguma perplexidade, o que nem sempre resulta nas melhores atitudes terapêuticas, daí a necessidade de uma correta orientação.

Deverá consultar o seu médico se:

  • Sentir as pernas inquietas ou doridas, observar uma pigmentação ou um rubor da pele;
  • Apresentar pele seca e com muito prurido (comichão), sensação de peso nas pernas ou sensação de ardor ou dor latejante;
  • Observar veias protuberantes na superfície das pernas.

Como é feita a consulta inicial?

A primeira consulta com o médico especialista em Cirurgia Vascular começa pela avaliação dos sintomas. Será realizado um exame físico que ajudará a estabelecer a natureza da sua condição. Se necessário, será solicitado um ecodoppler (que, eventualmente, poderá ser efetuado como complemento à consulta). Este é um exame não invasivo, semelhante a uma ecografia, que permite uma visualização adequada das veias dos membros inferiores, assim como a adequada avaliação da sua funcionalidade.

O tratamento para as varizes dói muito?

A tolerância de cada pessoa em relação à dor é muito variável, no entanto, com certeza que serão tomadas as medidas necessárias para que o seu tratamento seja efetuado da forma mais confortável possível. Em termos gerais, o tratamento é considerado facilmente tolerável.

Qual é a diferença entre os «vasinhos» (derrames ou telangiectasia) e as veias varicosas?

Os «vasinhos», também chamados clinicamente de «telangiectasia», e as veias varicosas são diferentes. Os «vasinhos» são uma condição estética, embora também possam ser resultado de uma condição clínica disfuncional, enquanto as varizes (veias varicosas) são um problema de funcionamento das válvulas das veias, que são responsáveis pelo fluxo sanguíneo adequado nas pernas.

Qual o melhor tratamento para as minhas varizes (veias varicosas)?

O melhor tratamento será indicado pelo especialista em Cirurgia Vascular, que irá apresentar e explicar ao paciente a sua condição clínica e qual o tratamento mais eficaz. A decisão é feita em conjunto com o médico, que poderá precisar de alguns exames para determinar qual o tratamento mais indicado. Em suma, o melhor tratamento para si deverá ser sempre personalizado.

Quais os tipos de tratamento para as veias varicosas ou varizes?

Existem vários tipos de tratamento para as varizes ou veias varicosas. Vão desde um simples tratamento, como a ablação endovenosa (por radiofrequência e laser) ou a ablação química, até à cirurgia clássica de remoção da veia (cada vez menos usada).

As varizes desaparecerão por completo após o tratamento?

Os procedimentos de tratamento atuais têm taxas de sucesso elevadas quando se trata de reduzir a aparência visível das veias varicosas. No entanto, considerando que existe alguma cronicidade nesta patologia, poderá ser necessário algum grau de manutenção. Normalmente, é efetuado com periodicidade anual, dependendo dos fatores de risco apresentados e da gravidade inicial da doença. A manutenção é efetuada no consultório de forma muito simples (frequentemente, será apenas uma observação clínica, noutros casos será por escleroterapia).

É necessário um longo período de recuperação após o tratamento?

Hoje em dia, com procedimentos ambulatórios como o laser e a radiofrequência, o paciente permanece apenas algumas horas no hospital, regressando em muito pouco tempo às suas atividades normais. No caso de o tratamento ser feito por escleroterapia, a atividade normal é retomada de imediato.

O que acontecerá se eu não receber tratamento?

A insuficiência venosa é uma patologia progressiva em que frequentemente a progressão é lenta. Verificámos com algum desalento que algumas pessoas deixaram evoluir tanto esta doença de forma que, muitas vezes, a regressão completa é não exequível. Consequentemente, é indispensável optar apenas pelo uso da meia elástica para evitar um agravamento maior. Conforme exposto noutros textos, a meia elástica, devido à sua pressão, nem sempre é fácil de usar e, por vezes, em idades mais avançadas, é muito difícil de calçar sem a devida ajuda. Disto resulta, com frequência, uma ausência de alternativas nas fases já mais avançadas da doença.

Fale connosco!