fbpx
Ruptura de varizes

O que fazer em caso de ruptura de uma variz

As varizes são veias dilatadas e tortuosas nas quais o sangue não flui de forma normal e nas quais o mecanismo valvular normal que suporta a pressão do peso da coluna de sangue, não é funcional. Por este motivo a menos que sejam corrigidas ou exista um suporte externo (como as meias elásticas), as veias têm tendência a dilatar. Esta dilatação e aumento da pressão, em situações muito avançadas pode resultar em inflamação e perda da elasticidade e resistência da pele, que estando indevidamente oxigenada pode levar ao aparecimento de úlceras perto do tornozelo. Estas úlceras são denominadas úlceras venosas e têm uma cicatrização demorada exigindo cuidados específicos.

Por vezes também, as varizes exuberantes associadas a uma pele fina e frágil podem romper espontaneamente ou em relação com traumatismos. Outras vezes, principalmente em pessoas idosas, as veias no pé, mesmo não sendo muito dilatadas, mas por estarem uma área sujeita a atrito, podem também sofrer rutura*. O uso prolongado de medicamentos ou cremes com cortisona pode ser motivo de atrofia e perda resistência da pele. 

O que acontece?

A rutura de uma variz provocada ou não por traumatismo pode ser bastante impressionante pela perda de sangue associada à pressão aumentada nestas veias principalmente em doentes obesos nos quais o retorno venoso é dificultado pelo excesso de peso. Se não forem tomadas medidas imediatas a perda de sangue pode ser importante e até mesmo perigosa.

O que fazer em caso de rutura de uma variz?

Caso ocorra o rompimento de uma variz o paciente deve ser imediatamente socorrido:

  • Faça com que o paciente se deite e mantenha-o calmo;
  • Eleve a perna que está a sangrar bem acima do nível da cabeça;
  • Utilize um pano ou toalha limpo para exercer uma pressão no local do sangramento;
  • Mantenha a pressão sobre o local, até que o paciente seja encaminhado ao hospital mais próximo ou possa receber tratamento médico no local.

Fale connosco!