O que é a Síndrome das Pernas Inquietas (SPI)?
A síndrome das pernas inquietas (SPI) é uma doença que causa uma forte necessidade de movimentar as pernas e geralmente ocorre à noite ou quando a pessoa se encontra em posição de repouso, ao se deitar na cama ou ficar sentada por longos períodos.
A sensação descrita pelos pacientes inclui não só sentir repuxar os membros inferiores, latejar, espasmos similares a choques leves mas também necessidade de caminhar ou sacudir as pernas, para que os sintomas de desconforto sejam aliviados.
Quem pode apresentar a SPI?
Pessoas de qualquer idade podem ter SPI, sendo que os sintomas podem começar muito cedo, mas a incidência aumenta significativamente com a idade.
Como é diagnosticada a SPI?
Não existe um exame específico para detetar a SPI. O diagnóstico é feito com base nos sintomas apresentados pelo paciente. O médico poderá solicitar exames adicionais, como, por exemplo, um exame neurológico completo e análises para descartar outros possíveis problemas de saúde associados. Este problema é pouco diagnosticado e frequentemente confundido com doença venosa (varizes) pelo facto de provocar sintomas relacionados com os membros inferiores, que se vão agravando com o decorrer do dia.
Outras causas para a ocorrência da SPI
Alguns medicamentos também podem contribuir para o desenvolvimento da SPI, tais como antidepressivos e medicamentos para as náuseas.
Quais são os sintomas da SPI?
Os sintomas da SPI incluem:
- Desconforto nas pernas: Sensações desconfortáveis de inquietação nos membros, que geralmente ocorrem na hora de dormir, mas podem ocorrer noutros momentos de inatividade dos membros;
- Alguns pacientes relatam sintomas adicionais, como sensação de choque nas pernas, comichão, latejar, pulsar, etc.;
- Necessidade de mover as pernas: Para aliviar o desconforto nos membros, o paciente tem uma necessidade incontrolável de movê-los, especialmente quando está em repouso, ou seja, quando está sentado ou deitado;
- Interrupção do sono: Muitas vezes, é necessário mais tempo para adormecer devido à necessidade de mover os membros para aliviar o desconforto, podendo haver interrupção do sono devido aos movimentos de espasmos que ocorrem durante o sono.
Qual o tratamento para a SPI?
O tratamento da SPI depende da intensidade dos sintomas. Deve ser considerado tratamento medicamentoso se a qualidade de vida for afetada por insónias e sonolência diurna excessiva. Se os sintomas forem leves, a mudança na rotina diária do paciente pode ser um fator de alívio.
Tratamento medicamentoso
Se for necessário tratamento medicamentoso, alguns itens serão prescritos pelo médico, como por exemplo:
- Suplementos de magnésio;
- Suplementos de ferro. A deficiência de ferro é uma causa reversível de SPI – Síndrome das Pernas Inquietas. Se os exames de sangue revelarem que tem níveis baixos de ferro, o seu médico pode recomendar um suplemento de ferro.
O aconselhamento e a orientação médica é fundamental nos casos com sintomas mais marcados.