Dores nas pernas – causas
Um dos motivos mais frequentes de consulta médica são as dores e o desconforto nas pernas. Várias pessoas de diversas faixas etárias queixam-se de dores nas pernas, muitas vezes com franca redução da qualidade de vida. Mas quais são as principais causas das dores nas pernas?
Em alguns casos, estes sintomas são de curta duração, mas noutros casos têm um carácter crónico. A duração e as características dessas dores geralmente dependem do motivo pelo qual estão a ser provocadas, sendo que pode haver inúmeras razões para isso.
Vejamos agora as principais causas de dores e desconforto nas pernas
Cãibras
As cãibras são uma das causas de dores nas pernas. Geralmente, são ocasionadas por fadiga muscular, desidratação ou falta de magnésio no organismo. As cãibras resultam numa dor aguda e repentina nos músculos e podem ocorrer em qualquer hora do dia, inclusive à noite, enquanto a pessoa dorme.
O magnésio é armazenado nos tecidos, e quando está em falta no organismo, o músculo perde parte da sua capacidade de relaxamento, provocando as cãibras. Estas são contrações musculares involuntárias e dolorosas. As cãibras são das causas mais comuns de dores nas pernas, em que a dor passa naturalmente e, geralmente, não requer ajuda médica. Por razões óbvias, os suplementos de magnésio podem ajudar.
Varizes
As varizes são veias dilatadas que surgem devido ao aumento da pressão a que as veias das nossas pernas são submetidas. Esta pressão é, simultaneamente, a causa e o efeito do mau funcionamento das válvulas que existem no seu interior. Ou seja, a disfunção das válvulas provoca um aumento da pressão nas veias, e estas, por sua vez, contribuem para uma maior disfunção valvular. Tudo isto é potenciado pela permanência prolongada na posição de pé.
Existem vários fatores que podem levar ao desenvolvimento das varizes, entre os quais se salientam:
- Alterações hormonais;
- Fatores genéticos;
- Obesidade;
- Estilo de vida sedentário.
As varizes, muitas vezes, causam dor e desconforto nas pernas, provocando uma série de graves problemas circulatórios. A correta orientação destes pacientes pelo cirurgião vascular, de forma a que possam receber o tratamento mais adequado de acordo com o grau de gravidade da doença, é um fator importante.
Trombose venosa profunda
A trombose venosa profunda consiste na formação de coágulos sanguíneos no interior de uma veia do sistema venoso profundo (principais veias dos membros). Quando ocorrem em veias superficiais, são denominadas «tromboflebites» e normalmente são de menor gravidade. Embora as tromboses venosas possam ocorrer em qualquer veia, são mais frequentes nos membros inferiores.
Os sinais e sintomas de uma trombose venosa profunda frequentemente incluem dor e edema (inchaço) nas pernas.
Muitos fatores podem ocasionar a trombose venosa profunda, entre os quais se salientam:
- Distúrbios hereditários de coagulação;
- Varizes;
- Viagens muito prolongadas sem uma adequada mobilização dos membros inferiores;
- Repouso durante muitos dias após uma intervenção cirúrgica;
- Tratamentos hormonais.
Problemas ósseos e articulares
Problemas de carácter ósseo e articular são também uma das causas frequentes de dores nos membros inferiores, principalmente em pacientes menos jovens. O desgaste da cartilagem articular da anca, dos joelhos e dos tornozelos pode provocar muito desconforto nos membros inferiores. As dores provocadas por este desgaste são frequentemente confundidas com as dores provocadas por problemas circulatórios, que podem ou não coexistir. Cabe ao médico fazer o diagnóstico diferencial destes problemas com vista à adequada orientação.