fbpx
Dicas para evitar o aparecimento de varizes

Dicas para evitar o aparecimento de varizes

As varizes são veias dilatadas com aspeto tortuoso que se desenvolvem nos membros inferiores devido ao incorreto funcionamento das válvulas das veias que regulam o fluxo sanguíneo. Embora esta disfunção possa surgir em qualquer veia, são quase exclusivas das veias dos membros inferiores por suportarem todo o nosso peso, ocasionando assim uma maior pressão sobre estas válvulas. Este artigo tem o objetivo de dar a conhecer como diminuir a probabilidade de aparecimento de varizes.

As varizes são consideradas um dos principais problemas estéticos que afetam as mulheres. Embora muito menos frequentes nos homens, as varizes no sexo masculino são muitas vezes exuberantes. Portanto as varizes não se resumem apenas a um fator estético, elas são também um problema de saúde.

.

Dicas para minimizar a probabilidade de aparecimento de varizes

Apesar de alguns fatores de risco não são possíveis alterarmos. Aqui estão algumas sugestões que pode aplicar ainda hoje para evitar o aparecimento de varizes.

1 – Evite ficar na mesma posição durante muito tempo

Se, por algum motivo, precisar de passar muito tempo em pé, parado ou sentado, tente mudar de posição durante alguns minutos. Ficar na mesma posição durante muito tempo dificulta a circulação e pode contribuir para o aparecimento de varizes.

2 – Evite o calor excessivo

O calor excessivo provoca dilatação das veias dos membros inferiores, por isso a exposição solar excessiva, principalmente nos dias de maior calor, pode ser prejudicial para a circulação, e, no caso de pessoas com varizes, há frequentemente um aumento do desconforto ou mesmo dor quando isso ocorre. O mesmo se aplica à sauna, aos banhos turcos e ao jácuzi. Contudo, principalmente no verão, um jato de água fresca nas pernas no fim do banho contrai as veias, ativando a circulação.

3 – Faça uma alimentação saudável

Evite o excesso de açúcar pelo aporte calórico associado, uma vez que a obesidade é um fator de risco para o aparecimento de varizes. O sal, ao aumentar a retenção de líquidos, pode contribuir para o edema (inchaço) das pernas. Se tem problemas de excesso de peso, é importante consultar um nutricionista para determinar a dieta que melhor se aplica à sua situação. Leia mais: Excesso de peso e varizes

4 – Eleve as pernas

A elevação das pernas acima do nível do peito facilita o fluxo sanguíneo venoso das pernas para o coração e diminui a pressão nas veias das pernas, estando muitas vezes associado a um alívio considerável dos sintomas.

5 – Evite o uso de saltos altos

O uso de saltos altos por períodos prolongados e por rotina dificulta a drenagem venosa e pode estar associado a edema (inchaço) dos tornozelos.

6 – Faça exercício físico

Evite a vida sedentária. Faça caminhadas regularmente. O exercício diário promove uma melhor circulação. Recomenda-se exercícios mais leves, tais como caminhar ou nadar. Atividades que envolvam levantamento de pesos ou exercícios abdominais exagerados devem ser evitados, pois aumentam a pressão nas veias.

7 – Utilize meias de compressão

As meias de compressão elástica apresentam diversos níveis de compressão. Quanto maior o nível, mais apertada será a meia. Nas pessoas que tenham varizes dos membros inferiores ou apresentem sintomas típicos de insuficiência venosa, o uso da meia elástica é frequentemente recomendado, mas é fundamental usar o nível de compressão adequado à situação específica de cada paciente, segundo orientação médica.

Fale connosco!