fbpx
Como diminuir o edema (inchaço) relacionado com as varizes?

Como diminuir o edema (inchaço) relacionado com as varizes?

As pessoas com varizes (frequentemente denominadas «veias varicosas») podem ter muitos sintomas incomodativos, tais como dor, rubor, prurido (comichão) e edema (inchaço); e uma pergunta recorrentemente feita pela maioria dos pacientes é: «Como reduzir este edema nas pernas com varizes?»

Inicialmente, é importante saber o que são varizes. As varizes caracterizam-se pelo aumento do calibre das veias, que é provocado pelo mau funcionamento das suas válvulas e cuja disfunção contribui ainda mais para o aumento do seu calibre, dando um aspeto tortuoso. Qualquer veia do corpo poderá sofrer este tipo de disfunção, porém, as veias mais afetadas são as da parte inferior das pernas devido a uma maior pressão exercida pelo peso do corpo.

Algumas pessoas queixam-se de sintomas bastante incomodativos e dolorosos provocados pela presença das varizes nos membros inferiores, como, por exemplo:

  • Cãibras e edema (inchaço) na parte inferior das pernas:
  • Sensação de calor marcado na planta dos pés;
  • Sensação de dor intensa ou peso nas pernas
  • Agravamento dos sintomas depois de muito tempo em pé ou sentado;
  • Pele seca e descamativa com prurido (comichão) nas pernas;
  • Pigmentação da pele;
  • Inflamação da pele e endurecimento das varizes (no caso das tromboflebites).

Destes sintomas, as pernas edemaciadas (inchadas) é dos mais incómodos. Como amenizar este sintoma?

As medidas mais comuns para desinchar as pernas envolvem fazer com que os pacientes elevem as pernas (deve ser acima do nível do peito, uma vez que a drenagem é feita para o coração), e isso fará com que o sangue circule com maior fluidez e, desta forma, o edema pode ser amenizado. Normalmente, a pessoa deve estar deitada com as pernas com 20–30 graus de inclinação em relação ao tronco e permanecer assim durante algumas horas ou, idealmente, dormir nessa posição.

Meias de compressão

Uma das abordagens para diminuir os sintomas das varizes é a utilização de meias de compressão. As meias, ao comprimirem as pernas de acordo com um determinado padrão, ajudam as veias e os músculos das pernas a movimentar o sangue com mais eficiência. As meias de compressão mostram-se eficazes no alívio dos sintomas das varizes (veias varicosas). Se apresentar sintomas de insuficiência venosa, deverá recorrer a um médico especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular. Este poderá prescrever-lhe o uso de meias de compressão elástica, que irão ajudar a atenuar os sintomas desconfortáveis que as varizes causam no seu dia a dia.

As meias de compressão são idealizadas para aplicar maior pressão na parte inferior das pernas, que vai reduzindo de forma progressiva até à raiz da coxa ou até ao joelho. Esta ação ajuda o fluxo sanguíneo e reduz o desconforto e o edema (inchaço) ocasionado pela estase (acumulação de sangue nas pernas) venosa.

De referir que as meias de compressão têm diversos níveis de compressão. A indicação para o seu caso específico será determinada pelo seu médico especialista em Cirurgia Vascular.

Banho frio

Como o banho frio provoca o espasmo das veias (diminuição temporária do seu calibre), consequentemente acelera a circulação sanguínea, o que é ideal para aliviar a sensação de pernas pesadas. O simples facto de aplicar jatos de água fria nas pernas no fim de um banho normal é, com frequência, motivo de alívio e conforto. Quando é efetuado à noite, permite um melhor descanso noturno, principalmente se for associado com a elevação das pernas.

Alimentação

Evitar a ingestão de sódio (sal) em excesso é primordial para evitar o inchaço das pernas. Uma dieta rica em sal pode fazer com que retenha água, o que pode colocar pressão excessiva nas veias já dilatadas. Reduzir o sal pode minimizar a retenção de água.

Com estes três conselhos poderá reduzir o edema relacionado com as varizes.

Fale connosco!