fbpx
Exercício Físico com Varizes - Correr

Tenho Varizes: Devo Fazer Exercício Físico?

Tenho Varizes: Devo Fazer Exercício Físico?As varizes nas pernas / dos membros inferiores são um dos problemas de saúde mais comuns na população adulta, principalmente do sexo feminino.

Estando a população cada vez mais consciencializada da vantagem do exercício físico regular na preservação da saúde, levanta-se a questão: Deve-se fazer exercício físico quando se tem varizes?

Este artigo visa fazer uma abordagem compreensiva sobre alguns aspectos da circulação venosa de forma que seja mais inteligível o que é aconselhável em termos de exercício físico.

Quais As Vantagens E Desvantagens Do Exercício Físico Para Quem Tem Varizes? 

O exercício físico do ponto de vista geral tem imensas vantagens, incluindo:

  • Reforço muscular
  • Controlo do peso
  • Sensação de bem-estar
  • Transpiração com libertação de toxinas
  • Controlo dos níveis de açúcar e colesterol

Para uma circulação venosa adequada, e prevenção do aparecimento de doenças venosas,  é importante que haja um adequado retorno do sangue dos membros para o coração.

Como tal, embora haja vários fatores associados ao retorno venoso para o coração como por exemplo: o próprio ciclo respiratório de inspiração e expiração.

Um dos fatores bastante relevantes é a contração e relaxamento consecutivos dos músculos da barriga da perna (músculos gemelares ou da panturrilha) – ou seja, – exercícios com os membros inferiores -, por funcionarem como uma espécie de bomba da circulação venosa, promovendo o retorno venoso. 

Por essa razão, o exercício é recomendado pelos especialistas em cirurgia vascular.

Por outro lado, exercícios que aumentem muito a pressão dentro do abdómen dificultam o retorno venoso ao comprimir as veias abdominais para as quais drena o sangue dos membros inferiores, sendo necessário ter em atenção quais os tipos de exercícios que os doentes venosos podem ou não realizar. 

Exercícios nos quais haja um levantamento de peso excessivo (o que obrigatoriamente produz contração abdominal marcada) não são os mais recomendados pelo consequente aumento da pressão abdominal. 

No entanto, deve ser feita a advertência, de que todo o exercício físico feito por pacientes com doenças venosas, deve ser realizado com o uso de uma  meia elástica durante o exercício físico.

Que Tipo De Exercício Físico É Recomendado Para Quem Tem Varizes?

Exercício Físico com Varizes - Nadar

Tal como mencionado anteriormente, o exercício físico poderá ser efetuado por pessoas com varizes com vantagens para a sua saúde, desde que os exercícios promovam a contração e descontração dos músculos da perna e não aumentem significativamente a pressão dentro do abdómen.

Assim sendo, os exercícios recomendados são:

  • Caminhar, correr e andar de bicicleta – pela contração e relaxamento dos músculos gemelares (músculos da panturrilha ou músculos da barriga da perna). 
  • Natação –  pela pressão da água exercida sobre os membros inferiores e por ser um exercício bastante equilibrado, é especialmente benéfico principalmente se a água for mais fresca (o frio contrai as veias que estão anormalmente dilatadas e esse é um fator promotor da boa circulação). 

Por outro lado, o jacuzzi e a sauna, não são recomendados para quem tem varizes, pelo calor excessivo que provoca dilatação das veias já previamente volumosas (varizes).

Numa altura em que há um grande foco principalmente entre os mais jovens em ter um abdômen elegante e bem tonificado, os exercícios abdominais são muito frequentes. 

Estes exercícios, no entanto, para quem tem varizes exigem alguma atenção porque o aumento da pressão abdominal que lhes está associada frequentemente não é um fator favorável, isto não quer dizer que devam ser evitados simplesmente deverá optar-se pelos exercícios abdominais nos quais há elevação das pernas. 

Ou seja, a pessoa está com as costas apoiadas numa superfície horizontal e eleva as pernas acima dessa superfície. Desta forma o aumento da pressão abdominal é contrabalançado com a elevação dos membros que é favorável em termos de drenagem.

Exercício Físico Pode Prevenir Varizes?

O exercício físico não resolve o problema das varizes nem da doença venosa num sentido mais alargado, mas manter uma boa atividade física pode ser um fator favorável na sua prevenção ou não agravamento. 

Sendo ainda importante notar, que a obesidade é um dos fatores de agravamento ou de surgimento de insuficiência venosa e consequentemente uma das importantes causas de aparecimento de varizes.

Pelo que, a melhoria ou manutenção do bom estado de saúde geral, pela ativação da circulação que lhe está associada, melhoria da tonificação muscular dos músculos das pernas, assim como pelo controle de peso, será certamente uma das recomendações na sua consulta médica de cirurgia vascular.

Conclusão

Existem de facto, de forma geral, muitos benefícios advindos da realização de exercício físico. No caso de sofrerem com doenças venosas, o caso é o mesmo, e exercício físico continua a ser recomendado. No entanto, doentes venosos, precisam de ter em atenção os tipos de exercício realizados: enquanto que exercícios físicos como correr, caminhar, andar de bicicleta, e natação – podem ajudar bastante os doentes venosos, desde que acompanhados com o uso de uma meia elástica; exercícios que produzam contração abdominal marcada não são recomendados. 

Recomendamos ainda a todos os doentes venosos que se aconselhem com os seus médicos para indicações mais personalizadas.

Fale connosco!