Anticoncepcional e reposição hormonal podem causar varizes?
Junto com a gravidez e a menopausa, o uso de anticoncepcionais orais e a terapia de reposição hormonal também pode ser um fator no desenvolvimento de insuficiência venosa e veias varicosas (varizes).
Milhões de mulheres em todo o mundo utilizam pílulas anticoncepcionais para controlo de natalidade, para controlar seus ciclos menstruais e tratar condições dolorosas como a endometriose. As pílulas anticoncepcionais não são totalmente isentas de efeitos colaterais e têm algum impacto na saúde das veias.
Embora o risco seja considerado baixo, os anticoncepcionais podem, em algumas mulheres, aumentar a probabilidade de desenvolver varizes e coágulos sanguíneos nas pernas. Isso ocorre porque as hormonas das pílulas anticoncepcionais que previnem a gravidez também afetam a forma como o sangue flui nas veias.
As hormonas nas pílulas anticoncepcionais
Nas pessoas que têm varizes, é mais provável que seja devido a um histórico familiar, riscos ocupacionais, como ficar em pé ou sentado por períodos prolongados, ou alterações hormonais e físicas associadas à gravidez. No entanto, os anticoncepcionais e as veias varicosas estão ligados por causa das hormonas progesterona e estrogénio, as mesmas hormonas que aumentam no organismo feminino durante a gravidez.
Outros produtos anticoncepcionais para além da pílula, como o adesivo e o anel também são feitos com estrogénio e poderão contribuir para o aparecimento de varizes.
Reposição hormonal pode causar varizes?
A menopausa ocorre por volta dos 50 anos. Durante esse período, os ciclos menstruais cessam à medida que as hormonas diminuem. Os ovários param de produzir os mesmos níveis de hormonas.
As flutuações hormonais durante a menopausa podem ocasionar o aumento e a queda subsequente de estrogénio e progesterona propiciando paredes das veias espessadas e menos flexíveis.
Até agora, algumas mulheres que nunca tiveram varizes podem começar a notá-las pela primeira vez. Aquelas que desenvolveram varizes anteriormente podem vê-las piorar e se desenvolver mais. Os efeitos também ocorrem ao longo das válvulas que direcionam o fluxo de volta ao coração.
A menos que outras condições estejam presentes, que impeçam seu uso, a Terapia de Reposição Hormonal pode ser continuada durante o tratamento de varizes. Pacientes que apresentam maior risco de coágulos sanguíneos devido a fatores genéticos ou de estilo de vida podem precisar discutir outras formas de tratamento com seu médico ou especialista.
Lembre-se de discutir qualquer história pessoal ou familiar de coagulação com seu médico antes de iniciar Terapia de Reposição Hormonal.