fbpx
Motivos para o reaparecimento das varizes após cirurgia

Motivos para o reaparecimento das varizes após cirurgia

Existem vários motivos pelos quais o reaparecimento de varizes acontece. O tratamento da insuficiência venosa (varizes ou veias varicosas) pode não ser um processo único. Cada paciente tem necessidades de saúde individuais e fatores de risco com maior ou menor importância. 

Muitos pacientes obtêm excelentes resultados em procedimentos cirúrgicos com vista à resolução dos seus problemas venosos. No entanto, estes resultados nem sempre são permanentes.

Causas potenciais para o reaparecimento de varizes:

O tratamento não foi suficientemente extenso

As decisões em relação ao tipo e à extensão da intervenção podem depender da fase e da gravidade da situação prévia à cirurgia. Em casos muito avançados, o médico pode optar por uma resolução parcial com vista à otimização possível da situação. Noutras situações, principalmente em fases mais iniciais, em pacientes mais jovens e com maior preocupação estética, uma resolução respeitando essas necessidades estéticas será certamente mais adequada.

A sua condição pode ser progressiva

Alguns pacientes podem ter uma forte predisposição genética para o aparecimento de varizes (veias varicosas). Isto não quer dizer, de forma alguma, que não devem optar pelo tratamento, até porque nestes casos a evolução para fases mais avançadas é mais frequente. Significa apenas que necessitam de ser mais cuidadosas em relação aos fatores de risco e que devem ser mais persistentes em termos de manutenção de resultados, principalmente para as pessoas que trabalham muitas horas, para as quais é recomendado o uso de meias elásticas.

Alguns fatores de risco ainda estão por resolver

Mesmo que o seu procedimento original tenha sido bem-sucedido, certos fatores de risco podem aumentar o risco de recorrência. A obesidade, a gravidez e o ortostatismo prolongado (trabalhar muitas horas de pé, principalmente parado) estão entre os fatores mais relevantes.

Leia mais: Como tratar de varizes na gravidez

O conceito de resultados permanentes e sem qualquer tipo de manutenção é um conceito antigo e que se tem vindo a provar como estando errado na maioria dos casos. A necessidade de manutenção depende de pessoa para pessoa. Caso o nível de exigência seja maior do ponto de vista estético, a necessidade de manutenção vai também aumentar.

Fale connosco!