fbpx
Creme para varizes e remédios caseiros funcionam?

Creme para varizes e remédios caseiros funcionam?

Será que um creme para as varizes ou remédios caseiros têm efeito? Encontramos com frequência uma enorme quantidade de informação sobre soluções caseiras que prometem tratar as varizes ou os derrames e amenizar os sintomas. Todavia, é prudente ter uma atitude de alguma desconfiança relativamente a essas soluções e optar por uma devida robustez científica em questões que dizem respeito à saúde.

O que são cremes para veias varicosas?

Cremes para as varizes ou pernas cansadas que estão relacionadas com a insuficiência venosa são soluções tópicas aplicadas diretamente na área afetada. Estes cremes podem ser facilmente encontrados como medicamentos e são aplicados regularmente na área afetada, estando disponíveis numa variedade de formas e abrangendo diferentes aromas, texturas e vários tipos de pele.

Os fármacos mais usados para as varizes e para os problemas circulatórios venosos geralmente têm na sua composição diosmina e hesperidina, que são flavonoides. Os flavenoides são substâncias que se podem encontrar em diversas espécies de frutas, flores, vegetais, mel, chá e vinho e atuam sobre as veias, diminuindo a sua distensibilidade e aumentando o tónus venoso (contração da parede muscular das veias), melhorando assim a circulação.

A escina também é um princípio ativo de origem vegetal extraída da espécie aesculus hippocastanum. É utilizada na insuficiência venosa crónica e tem propriedades tónico-venosas (dão vigor), anti-inflamatória e antiedematosa (redução do inchaço), pela sua capacidade de aumentar o tónus (tensão) das paredes venosas.

Outras substâncias, como o extrato de pinheiro marítimo, também chamado pinus pinaster, o extrato de ruscus aculeatus e o extrato de semente de uva, cientificamente chamado vitis vinifera, também parecem ter propriedades tonificantes venosas.

Além disso, estas substâncias também melhoram a microcirculação ao normalizar a permeabilidade dos vasos, o que resulta numa diminuição do edema (inchaço). A nível linfático, aumentam a drenagem linfática, levando a uma maior eliminação de líquidos dos membros inferiores.

As formulações em creme, gel e pomada são ótimas opções para complementar o tratamento com comprimidos e podem ser aplicadas com a ajuda de uma massagem nas pernas, começando no tornozelo em direção à coxa.

Fale connosco!