fbpx
varix fundo

Laser Endovenoso

Tratamentos
Laser endovenoso

O laser foi um dos primeiros sistemas utilizados para o tratamento endovenoso (pelo interior das veias) das veias safenas (veias principais do sistema venoso superficial dos membros inferiores e que frequentemente estão associadas ao aparecimento de varizes).

Tal como a radiofrequência, que o sucedeu alguns anos mais tarde, é um método térmico de ablação (oclusão e posterior absorção pelo organismo) das veias safenas, que, sendo pouco invasivo, também se traduz numa recuperação mais rápida e em melhores resultados estéticos. Tal como a radiofrequência, utiliza o ecodoppler, no entanto, em vez de uma fibra de radiofrequência, é utilizada uma fibra de laser, que funciona a temperaturas mais elevadas.

O laser endovenoso para tratamento de varizes consiste na aplicação de energia térmica através de uma fibra ótica, que conduz uma determinada frequência de laser e que, quando aplicado no interior de uma veia, produz a obliteração desta com posterior absorção deste vaso pelo organismo. Com esta técnica, consegue-se tratar as veias safenas de forma muito pouco invasiva e estética através de uma pequena punção. Tal como na radiofrequência, é indispensável um bom domínio técnico do ecodoppler, uma vez que o posicionamento da fibra de laser é guiado por ecodoppler. Na sua essência, o laser não difere muito da radiofrequência no tratamento das veias safenas, e os resultados a longo prazo são semelhantes, sendo que o uso de um ou de outro método muitas vezes se deve apenas à preferência do cirurgião vascular.

Fale connosco!