fbpx
varix fundo

Glossário

Definição de termos usamos neste site

# A

Angio-TAC

Meio auxiliar de diagnóstico não invasivo que permite uma visualização das artérias.

Artérias – Vasos sanguíneos que levam sangue do coração para todas as partes do corpo.

Arteriosclerose – Caracteriza-se pela formação de uma placa no interior das artérias, constituída por colesterol e cálcio, o que torna a artéria mais endurecida e com diminuição do seu interior com consequente dano na passagem de sangue.

# C

Cãimbra – Dor provocada pela contração involuntária de um ou vários músculos. Pode ocorrer por vários motivos e também em associação com varizes dos membros inferiores.

# D

Derrames – Vasos de reduzidas dimensões, normalmente sem grande significado clínico, mas normalmente considerado esteticamente desagradável.

Varizes e derrames

# E

Ecodoppler – Equipamento que permite de forma não invasiva e totalmente indolor usando ultrassons a visualização e avaliação funcional das veias e artérias. Constituiu uma grande evolução para a correta caracterização da doença venosa e consequente decisão e otimização da terapêutica a ser efetuada.

Imagem de ecodopppler de artéria com características normais.

Edema – Inchaço nos tornozelos ou nas pernas. Nas situações em que este problema ocorre por varizes dos membros inferiores, pode ser obtida alguma melhoria com a elevação dos membros inferiores acima do nível do peito e pelo uso da meia elástica.

Conselhos pré-operatórios

Endarteriectomia – Procedimento cirúrgico no qual as placas de aterosclerose são removidas.

carotidas

Esclerose ecoguiada com espuma – Procedimento no qual é injetado numa veia um produto na sua forma mais eficiente, pelo que normalmente é aplicado em veias de maior dimensão.

Escleroterapia – Procedimento no qual é injetado um produto nas veias, normalmente tendo como objetivo a sua oclusão e posterior desaparecimento. Pode ter um objetivo estético ou funcional ou ambos. Há vários métodos e formas de realização deste procedimento. É frequentemente conhecido como «secagem de varizes».

Escleroterapia com espuma

# F

Flebite ou tromboflebite – Formação de um coágulo no interior de uma veia com consequente rubor, dor e inchaço na área atingida.

TROMBOFLEBITE E TROMBOSE

# I

Insuficiência Venosa – Funcionamento inadequado das veias dos membros inferiores do qual pode resultar edema (inchaço), dor e sensação de peso nas pernas, principalmente à medida que o dia vai decorrendo, sendo, por isso, mais acentuado ao fim do dia.

# M

Meia Elástica – As meias de compressão são um método conservador e não invasivo de tratamento de varizes, servindo apenas para evitar a progressão da doença e minimizar os sintomas. Ao comprimirem as pernas de acordo com um determinado padrão, ajudam as veias e os músculos das pernas a movimentar o sangue com mais eficiência.

Pernas - Varizes e Derrames

Microescleroterapia – Escleroterapia aplicada apenas a pequenos vasos.

# R

Radiofrequência – Quando aplicado ao tratamento venoso, é um sistema minimamente invasivo de correção da insuficiência das veias safenas (veias principais das veias superficiais dos membros inferiores frequentemente implicadas no aparecimento de varizes) sem que estas sejam removidas. O tratamento é efetuado através da aplicação de energia térmica no interior das veias safenas com um dispositivo próprio. Estas veias não são removidas, mas, como ficam inativas, são absorvidas pelo organismo nos meses subsequentes.

Refluxo – Quando aplicado ao sistema venoso, significa fluxo sanguíneo no sentido oposto, e, por isso, não fisiológico. Nas veias significa um funcionamento inadequado das válvulas. Normalmente, está associado ao aparecimento de varizes e à sensação de peso e mal-estar nas pernas e, por vezes, mesmo de dor mais marcada.

# S

Sistema venoso superficial – Conjunto de veias superficiais de um membro. Nos membros inferiores, o sistema venoso superficial é constituído pelas veias grande e pequena safenas e as suas tributárias.

Sistema venoso profundo – Conjunto de veias profundas de um membro. Nos membros inferiores inclui as veias: ilíaca, femorais, poplítea tibiais e peroniais. Estas veias geralmente estão posicionadas paralelamente às artérias correspondentes. São na verdade o sistema mais importante e que drena a maior parte do sangue venoso dos membros.

# T

Trombose venosa profunda – Oclusão de veia profunda com coágulo e com consequente perturbação da circulação nas veias profundas. Nos membros inferiores, existem dois sistemas de veias: o sistema venoso superficial e o sistema venoso profundo. O primeiro é constituído pelas veias safenas e as suas tributárias (veias que drenam para as safenas). O segundo é constituído por veias mais profundas (que passam entre ou através dos músculos) não observáveis, exceto com meios auxiliares de diagnóstico.

# U

Úlcera Venosa – Ferida normalmente localizada no 1/3 inferior da face interna da perna (no tornozelo ou ligeiramente acima) e que surge espontaneamente ou após um pequeno traumatismo ou uma erosão da pele. Surge numa fase avançada da insuficiência venosa crónica (varizes) em que a pele desta área da perna está frequentemente escurecida e fibrosada (endurecida e com menos elasticidade).

# V

Variz (varizes) – Veia dilatada e normalmente tortuosa que surge mais frequentemente nos membros inferiores e na qual a circulação sanguínea ocorre de forma inadequada.

Veias – Vasos sanguíneos que transportam o sangue em direção ao coração.

Fale connosco!